Bahia

Publicada em 11/05/21 às 11:30h - 24 visualizações
Campanha contra violência sexual ajuda crianças e adolescentes através do celular

Jornal a tarde

Campanha contra violência sexual ajuda crianças e adolescentes através do celular

Realidade brutal enfrentada por crianças e adolescentes brasileiras, o combate a violência no ambiente doméstico e familiar ganhou um novo aliado. Visando inibir os ataques através da utilização do celular  uma campanha promovida pelo Ministério Público estadual, em parceria com a ONG Plan International, com apoio de instituições de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, pretende romper essa barreira.

Com o slogan, "Dá para fazer muitas coisas pelo celular, inclusive quebrar o silêncio de uma violência sexual”, a campanha começará a circular por canais de comunicação institucionais, principalmente nas redes sociais online do MP e também nas de influenciadores digitais parceiros.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), promotora de Justiça Márcia Rabelo, falou sobre o objetivo da campanha e destacou a importância da denúncia para que os órgãos da rede de proteção possam realizar o acolhimento da vítima, confirmar a autoria da violência e responsabilizar criminalmente o agressor.

“As redes sociais são os ambientes mais frequentados por adolescentes, notadamente em face do isolamento social decorrente da pandemia e da falta de outras opções de lazer, observando-se um acesso frequente das mídias também por crianças, apesar da inadequação da faixa etária às condições de ingresso nas redes sociais. Estar presente nesses espaços virtuais se faz necessário para alcançar esse público, conscientizá-lo e divulgar canais de comunicação. Queremos chamar atenção para a aptidão do aparelho celular, não apenas para bate papos e jogos, como poderoso instrumento de acesso aos canais de denúncia e conhecimento da prática da violência”, afirmou.

Como denunciar?

Como destaca a campanha, a denúncia pode ser realizada de forma anônima, do próprio celular, nos aplicativos ‘Direitos Humanos Brasil’ e ‘Proteja Brasil’, ligando para o Disque 100, ou ainda pelo número de aplicativo de mensagem (61) 96565-5008.

Presença no Tik Tok

A campanha também chegará ao Tik Tok, outro parceiro do MP, que convidou criadores de conteúdo da plataforma para comunicar ao seu público sobre a importância da denúncia. O objetivo é alertar que atos de violência sexual contra crianças e adolescentes não podem ser naturalizados e, sobretudo, que suas vítimas têm uma rede de proteção que pode acolhê-las.

Dados da violência

Segundo dados extraídos, no último dia 29, do painel online da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), foram registradas em 2020, pelo Disque 100, 23.351 denúncias de violência sexual (estupro, abuso, assédio e exploração), um aumento de 23,4% em relação aos 18.911 registros de 2019. A maioria dos casos, 12.523 (53,6%), aconteceu na casa da vítima e do suspeito.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Publicidade Lateral






Bate Papo

Digite seu NOME:


Promoções

Nenhum registro encontrado.



Estatísticas
Visitas: 35191 Usuários Online: 1






Converse conosco pelo Whatsapp!
vamos impulsionar suas vendas. Quem Anuncia vende muito mais.
Copyright (c) 2025 - Rádio Beiru FM - Todos os direitos reservados